segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Empreendedorismo: aprendendo a empreender.

Muito interessante o artigo sobre Empreendedorismo no Brasil, escritos por alunos de Administração Faculdade Novo Milênio, sob a coordenação da profa. Daniele Jannotti S. Villena - Mestre em Administração. Nele está descrito o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, onde a dedicação, a persistência e a ousadia aparecem como atitudes vitais à obtenção das metas pretendidas. 



EMPREENDEDORISMO NO BRASIL:
Os riscos, naturalmente presentes no empreender, deverão ser previstos e calculados. Ainda, contextualiza-se o empreendedorismo na conjuntura econômica brasileira, abordando quando e de que forma surge a necessidade de se difundir uma cultura empreendedora e salienta a distinção entre empreendedor e administrador. Como um contraponto ao bom artigo em PDF [ANEXO], apresento alguns dados estatísticos colhidos no Blog: Sucesso Empresarial - LINK ... clique na imagem acima para ampliá-la.  

PESQUISA DO IBQP:
O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade em parceria com o Sebrae Nacional, principal promotor da pesquisa; o Sesi/PR, o Senai/PR e a Universidade Positivo, como parceria técnica promovem a pesquisa GEM, a qual revela detalhes no comportamento empreendedor brasileiro. A presente pesquisa tem nove anos de edição completados no ano de 2008 com atuação em 60 países a presente pesquisa informa que o Brasil ocupou 13º posição no ranking mundial de empreendedorismo e a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02 o que significa que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora até o momento da pesquisa. Outro ponto encontrado na pesquisa é que o aumento da participação do jovem (18-24 anos) e a redução da participação do adulto de meia idade (55-64 anos) na atividade empreendedora. 

REFLEXÃO FINAL:
E aí fica a reflexão final do porquê pessoas de mais alta faixa etária, justamente com mais experiência e vivência, estão reduzindo seu papel empreendedor ? Seria um reflexo do perfil de nossa sociedade - alta tributação e pouco apoio aos inovadores ?? Esta questão certamente tem muitas respostas e o Sebrae e demais órgãos de governo especializados neste tema, deveriam ficar muito mais atentos, pela importância que as micro e pequenas empresas tem como grandes geradoras de trabalho e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário